quarta-feira, 15 de outubro de 2014

A ESCOLA ESTADUAL PROFª MARIA APERECIDA QUEIROZ CASARI PROMOVE SIMULAÇÃO DE UM JÚRI



Com objetivo de fomentar o protagonismo juvenil por meio da discussão, e com a perspectiva de desenvolver o senso crítico dos alunos, ampliando suas competências e habilidades no âmbito da argumentação, oralidade, persuasão, organização de ideias e respeito à opinião do outro, e, sobretudo buscando a construção de um saber permanente e significativo. Foi utilizado como estratégia didática pedagógica o júri simulado com o tema O império Napoleônico, presente no Currículo Oficial do Estado de São Paulo na Situação de Aprendizagem 01 do volume 03 do componente curricular de História da Segunda Série do Ensino Médio.
O júri simulado teve como premissa didática metodológica a ideia confirmada por Thompson (1984). Para o pesquisador inglês, existe um traço central em todas as sugestões de mudança no ensino de história nos últimos 30 anos. O que se tornou central a ser ensinado não é “o passado tal como aconteceu”, mas sim a forma como podemos adquirir nosso conhecimento sobre o passado. Nesse sentido, as práticas e estratégias pedagógicas devem visar ao desenvolvimento de capacidades relacionadas à construção do conhecimento histórico: a observação, a formulação de questões, o levantamento de hipóteses explicativas, a análise e interpretação de fontes históricas com vistas à construção da escrita da história. Por sua vez, é necessário também que aos alunos tenham a possibilidade de desenvolver capacidades de ler e interpretar as fontes e produzir a sua própria interpretação oral e escrita.
O embasamento didático pedagógico contempla também a ideia defendida pelo grande mestre brasileiro Paulo Freire, ao afirmar que “ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção” (FREIRE, 1996, p. 52)
Diante do exposto o júri simulado foi a estratégia escolhida como ferramenta para desenvolver as competências e habilidades requeridas pelo Currículo oficial do Estado de São Paulo.
A realização da atividade ocorreu no dia 23 de Setembro do corrente ano na câmara municipal de Piquerobi. Na ocasião Promotoria e advogados de defesa assim como as testemunhas foram protagonizados por alunos da Segunda série A da Escola Maria Aparecida Queiroz Casari o corpo de jurados foi composto por pessoas de diversos seguimentos sociais, contemplando o anseio de uma escola aberta à sociedade.
Indubitavelmente a atividade realizada atingiu os objetivos propostos, pois, além de ampliar os conhecimentos dos educandos envolvidos de forma direta e indireta, possibilitou dotá-los de informações úteis na construção do saber, sensibilizando-os para o exercício da cidadania, bem como ampliação de sua percepção de mundo.
Parabéns a toda equipe Pedagógica da Escola Casari pela iniciativa, e Parabéns aos alunos do 2º A pela responsabilidade e comprometimento com o processo ensino aprendizagem.







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