Com objetivo de fomentar o protagonismo juvenil por meio da
discussão, e com a perspectiva de desenvolver o senso crítico dos alunos,
ampliando suas competências e habilidades no âmbito da argumentação, oralidade,
persuasão, organização de ideias e respeito à opinião do outro, e, sobretudo buscando
a construção de um saber permanente e significativo. Foi utilizado como
estratégia didática pedagógica o júri simulado com o tema O império
Napoleônico, presente no Currículo Oficial do Estado de São Paulo na Situação
de Aprendizagem 01 do volume 03 do componente curricular de História da Segunda
Série do Ensino Médio.
O
júri simulado teve como premissa didática metodológica a ideia confirmada por
Thompson (1984). Para o pesquisador inglês, existe um traço central em todas as
sugestões de mudança no ensino de história nos últimos 30 anos. O que se tornou
central a ser ensinado não é “o passado tal como aconteceu”, mas sim a forma
como podemos adquirir nosso conhecimento sobre o passado. Nesse sentido, as
práticas e estratégias pedagógicas devem visar ao desenvolvimento de
capacidades relacionadas à construção do conhecimento histórico: a observação,
a formulação de questões, o levantamento de hipóteses explicativas, a análise e
interpretação de fontes históricas com vistas à construção da escrita da história.
Por sua vez, é necessário também que aos alunos tenham a possibilidade de
desenvolver capacidades de ler e interpretar as fontes e produzir a sua própria
interpretação oral e escrita.
O embasamento didático pedagógico contempla
também a ideia defendida pelo grande mestre brasileiro Paulo Freire, ao afirmar
que “ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a
sua própria produção ou a sua construção” (FREIRE, 1996, p. 52)
Diante
do exposto o júri simulado foi a estratégia escolhida como ferramenta para
desenvolver as competências e habilidades requeridas pelo Currículo oficial do
Estado de São Paulo.
A realização da atividade ocorreu no dia 23 de Setembro do corrente ano na
câmara municipal de Piquerobi. Na ocasião Promotoria e advogados de defesa
assim como as testemunhas foram protagonizados por alunos da Segunda série A da
Escola Maria Aparecida Queiroz Casari o corpo de jurados foi composto por
pessoas de diversos seguimentos sociais, contemplando o anseio de uma escola aberta
à sociedade.
Indubitavelmente a atividade realizada atingiu os objetivos
propostos, pois, além de ampliar os conhecimentos dos educandos envolvidos de
forma direta e indireta, possibilitou dotá-los de informações úteis na
construção do saber, sensibilizando-os para o exercício da cidadania, bem como
ampliação de sua percepção de mundo.
Parabéns a toda equipe Pedagógica da Escola Casari pela
iniciativa, e Parabéns aos alunos do 2º A pela responsabilidade e
comprometimento com o processo ensino aprendizagem.
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